Obesidade Infantil: do Diagnóstico ao Tratamento | World Obesity Federation

Obesidade Infantil: do Diagnóstico ao Tratamento

Obesidade Infantil: do Diagnóstico ao Tratamento é um curso dividido em seis módulos desenvolvido em parceria com o European Childhood Obesity Group (ECOG).

O curso fornece uma visão abrangente de como abordar e tratar eficazmente a obesidade em crianças e adolescentes. Os tópicos em discussão incluem a identificação dos fatores de risco no início de vida; o impacto de fatores relacionados com a alimentação, com a aptidão e atividade física, e de fatores psicológicos; co-morbilidades associadas com a obesidade em crianças e adolescentes; e a crescente relevância do duplo impacto da malnutrição.

São explorados planos de tratamento com base na evidência científica mais atual, permitindo aos profissionais de saúde dedicados ao tratamento da obesidade infantil estabelecer objetivos realistas e eficazes.

SCOPE

Desenvolvimento profissional

O curso Obesidade Infantil: do Diagnóstico ao Tratamento é reconhecido pela EACCME® e pelo Serviço de Certificação CPD.

Os participantes que concluam o curso irão obter 3 créditos CME, 3 créditos CPD e 3 pontos SCOPE que serão contabilizados para a Certificação SCOPE.

Os créditos CME atribuídos pela EACCME® podem ser convertidos para AMA PRA Category 1 Credits™. Visite esta página para mais informações.

SCOPE

Custo

O curso Obesidade Infantil: do Diagnóstico ao Tratamento está disponível pelo valor padrão de £50.

Membros da World Obesity e/ou cidadãos de países de baixa-média renda de acordo com a definição do World Bank, terão direito a 50% de desconto no valor do curso; apenas é necessário enviar um email para scope@worldobesity.org com um comprovativo de membro ou da sua nacionalidade para receber um código de desconto.

Autores: Dra Marie-Laure Frelut, Professor Artur Mazur e Dra Elpis Vlachopapadopoulou

Este módulo aborda alguns dos fatores de risco precoces da obesidade infantil, incluindo a relação entre processos que ocorrem durante a gravidez e os primeiros dois anos de vida da criança, bem como evidência de que os dois primeiros anos de vida são determinantes relevantes para a saúde futura e risco de obesidade. O módulo aborda ainda como utilizar a antropometria, incluindo quais os critérios antropométricos úteis para avaliar a obesidade infantil, e como a análise de curvas de crescimento permitem detetar múltiplas causas distintas de obesidade precoce.

Autores: Dra Marie-Laure Frelut, Dra Véronique Nègre, Prof. Andrea Vania e Prof. Daniel Weghuber

Este módulo tem como objetivo permitir ao prestador de cuidados considerar as várias possibilidades que podem estar na base de comportamentos e escolhas alimentares prejudiciais em crianças ou adolescentes com obesidade. O módulo deverá permitir que consiga distinguir as várias causas que conduzem à sobrealimentação, que seja capaz de identificar e explicar essas causas, que tenha a capacidade de definir metas realistas e objetivos a longo prazo, e que, no caso de se verificarem alguns distúrbios alimentares, consiga sinalizar e encaminhar para outros especialistas, tais como psicólogos ou pedopsiquiatras.

Autores: Dra. Grace O'Malley, Dra. Susanne Ring-Dimitriou e Dr. David Thivel

Este módulo aborda assuntos relacionados com a aptidão física em crianças e adolescentes com obesidade. O módulo deverá permitir-lhe o seguinte: conseguir distinguir os conceitos de atividade física, inatividade e comportamentos sedentários; compreender as principais recomendações relevantes para crianças e adolescentes com obesidade; compreender os principais métodos utilizados para avaliar a aptidão física; e obter uma melhor compreensão relativamente aos principais efeitos das intervenções de atividade física na aptidão em crianças obesas.

Autora: Prof. Caroline Braet

Este módulo deverá permitir que consiga distinguir entre as várias causas do foro psicológico que podem levar a uma sobrealimentação em crianças e adolescentes. O módulo foca-se na multiplicidade de processos psicológicos associados à obesidade e uma avaliação passo-a-passo do problema individual inserido no contexto familiar. Tal permitirá realizar uma intervenção personalizada, bem como oferecer recomendações realistas ajustadas ao indivíduo relativamente a alterações ao nível do peso e do estilo de vida. 

Autores: Dra Margherita Caroli, Dra Éva Erhardt, Dr Anders Forslund e Dr Dénes Molnár

A obesidade infantil pode causar inúmeros problemas, desde dificuldades na realização de atividades do dia-a-dia até sérias complicações de saúde. Este módulo explora formas de identificar, tratar e abordar diversas complicações, incluindo hipertensão, resistência à insulina, diabetes tipo 2, síndrome metabólica e doença hepática não alcoólica. São igualmente explorados distúrbios do metabolismo da glicose, condições quasi endócrinas e complicações pulmonares e ortopédicas mais frequentes.

Autores: Dr Rishi Caleyachetty e Dra Marie-Laure Frelut

Este módulo incide sobre dois dos problemas nutricionais atuais, a desnutrição e a sobrenutrição, em crianças e adolescentes. O módulo deverá permitir que seja capaz de definir e avaliar o Duplo Impacto da Malnutrição em crianças e adolescentes, bem como compreender as suas causas e distribuição geográfica. O módulo oferece ainda uma visão geral relativamente às carências nutricionais comuns em indivíduos com obesidade.

Inscreva-se hoje!

Clique no botão abaixo para se inscrever na Obesidade Infantil: do Diagnóstico ao Tratamento.

Inscrição
This programme is partially supported by an unrestricted medical education grant from Novo Nordisk A/S.
Novo Nordisk has had no input into the content of the training.